Ojuara Tapiocaria

A principal inspiração para o conceito da Ojuara Tapiocaria é a origem da tapioca. Grande parte dos elementos de design e arquitetura integrantes do projeto são baseados no artesanato dos índios, criadores da tapioca, e nos elementos gráficos da cultura popular do norte e nordeste do Brasil,  regiões onde o prato integra os hábitos alimentares.

Os padrões geométricos presentes na cerâmica e impressos no balcão foram desenvolvidos a partir de traços do modernismo, do artista Volpi e suas bandeirinhas de festas folclóricas, da caligrafia de tribos indígenas, dos ornamentos de carrocerias de caminhão, da literatura de Cordel, entre outras fontes.

Uma grande xilogravura impressa na parede representa o storytelling e fala sobre o cultivo da mandioca, raiz que é ingrediente da goma de tapioca.

A paleta de cores foi criada a partir de tons quentes e áridos,  comuns nas regiões sertanejas do país.

Outro ponto de destaque no projeto é o Mercadinho Ojuara, espaço da loja que reúne produtos típicos de diversas regiões do Brasil. O projeto de visual merchandising do mercadinho apresenta os produtos em displays com formato de bancas de feiras populares.

Fotos: Cezar Kirizawa

Outros projetos

x